quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Escola boa é aquela em que todos aprendem.

“ Se nossas crianças não conseguem aprender, é porque existe algo de errado com o ensino em que elas estão recebendo”.( Guiomar Namo De Melo, Mestra em Educação)


Se analizarmos do ponto de vista histórico- cultural, podemos observar que a nossa educação vem de uma estrutura elitista, herança do tempo do Império, e da falta de visão estratégica por parte muitas vezes do governo.Junte-se isso a uma visão de gestão ineficiente.
A sociedade, por sua vez, carrega consigo um modelo de educação totalmente tradicional e que em muitas vezes a mídia trata desta questão de forma rápida, onde é um assunto que envolve muitos fatores, e a sociedade se ver mal informada e confusa entre a aparência e essência do ato de ensinar e aprender.
Nos deparamos com estruturas precárias, profissionais com formação, ou sem formação acadêmica devida e pouca qualificação. A qualidade é confundida com o ensino de elite, e isso contribui para uma disputa pelas universidades que em muitos casos se tornam desleais.
A escola de qualidade é aquela na qual, todos entram e todos aprendem, porque ainda hoje a melhor escola é aquela que “puxa” pelo aluno e que muitas vezes reprova, ou que é muito procurada, e que para entrar nela é quase um “vestibular”, na qual passa-se a valorizar o processo de aquisição de informação do que o de adquirir, construir e criar soluções para se alcançar a um sentido do que se foi aprendido .
Neste caso, podemos abrir uma observação na valorização das escolas de educação infantil onde se criou um rótulo durante décadas que a criança iria para o jardim da infância para “brinca”.
Mas o que há de errado em brincar? O brincar direcionado com objetivo surte um grande efeito no desenvolvimento físico,social,cognitivo,psicossocial e em muitas outras áreas de atuação como nas seguintes áreas: psicologia,fonoaldiológica, e muitas outras. De acordo com o Referencial Nacional da educação Infantil (RNEI) diz que:
O principal indicador da brincadeira, entre crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papeis na brincadeira, as crianças agem enfrente a realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo sua ações cotidianas pelas ações e caracteristicas do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.
É nas brincadeiras que nossas crianças transformam os conhecimentos adquiridos anteriormente em conceitos e valores demonstrados no ato de brincar de forma individual ou em grupo.
Desse modo, podemos afirmar que a Educação deve resgatar a sua essência nas diversas áreas de aprendizagem para se alcançar resultados satisfatórios, primeiro para o aluno que assim pode descobrir uma forma de aprendizagem prazerosa e para o educador que descobre o resignificando do ato de ensinar.
Desse modo, reafirmo que a boa escola é onde todos aprende e aprende com prazer e qualidade. E que acima de tudo seus profissionais são comprometidos com a EDUCAÇÃO!
Andréa Paula dos Santos Dutra Barreto ,
Pedagoga e psicopedagoga Institucional

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