quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O meio ambiente que vivemos




Nesta edição do jornal, estamos iniciando a troca de informações sobre questões relacionadas ao meio ambiente, buscando contribuir para que o leitor amplie sua consciência sócio-ambiental. Atualmente, ouvimos ou lemos constantemente sobre desmatamento, queimadas, poluição atmosférica, entre outras questões que vem provocando o aquecimento global, que é o aumento da temperatura na superfície terrestre, provocando efeitos como inundações, secas e derretimento de geleiras.
Neste contexto, muitas pessoas não refletem sobre que contribuição vem dando diariamente para mudança do clima do planeta, como se fosse totalmente inocente pela situação em que vivemos.
Lógico que existem os grandes culpados pela situação ambiental do planeta, que é uma minoria de privilegiados, que só pensam nos lucros de suas empresas, explorando os trabalhadores e degradando o meio ambiente.
Contudo cada pessoa pode dar sua contribuição individual para diminuir no seu local de moradia os efeitos do aquecimento global e, a partir da contribuição de cada um ou uma, teremos uma melhoria na situação mundial. Entre as ações que cada pessoa pode realizar, destacamos:
- Evitar o lançamento de lixo nos rios, canais, terrenos baldios, praças, ruas e avenidas.
- Realizar a separação do lixo gerado em sua residência, doando os resíduos recicláveis (papel, vidro, metal, plástico) para os grupos de catadores.
- Diminuir desperdício de água, fechando a torneira do chuveiro quando utiliza o sabonete, passar sabão nos pratos e demais utensílios com a torneira fechada, consertando os vazamentos, evitando de usar mangueira para lavagem de carro e calçada.
- Manter a lâmpada apagada no momento que não tiver nenhuma pessoa em determinado recinto (sala, quarto, escritório, etc.).

Estas são algumas sugestões e você, certamente, descobrirá outras em na sua rotina diária, lembrando o meio ambiente necessita do esforço de todos e todas para sua preservação.
Ademir Damião Santos
(Engenheiro e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais)

SERVIÇOS
Dicas e informações ambientais:
- O dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado devido ao fato que nesta data em 1972, foi realizada a primeira grande conferência mundial para discutir a questão ambiental, na Cidade de Estocolmo, na Suécia, com a participação de 113 países e 240 organizações não governamentais.
- Em 1948, o poeta pernambucano Manoel Bandeira escreveu a poesia denominado “O bicho”, que continua muito atual:

O bicho

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio,
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão.
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.


Foto divulgação google

Nenhum comentário: