segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CAMPO GRANDE É LOGO ALI

Conheça os caminhos que levam você ao bairro e as características dessa região

Por Adriana Dutra

Você conhece campo grande? Pois, se não conhece, saiba que é um bairro perto de tudo e fácil de se chegar. Dependendo do ponto em que se esteja em Olinda ou no Recife, em dez minutos você chega nele.
São 14 linhas de ônibus que atendem ao bairro e circulam por diferentes áreas da região metropolitana, entre elas: Jardim Brasil/Joana Bezerra e Santa Casa/Joana Bezerra, que trabalham com sistema integrado, disponibilizando ao morador o acesso ao metrô e ao ônibus; pagando apenas uma passagem.
Vamos viajar pelas linhas que cortam o bairro. O nosso ponto central é Campo Grande. Se você pretende ir a Afogados, pegue o micro ônibus “Campo Grande/Afogados”, se o destino for a Cidade Universitária, procure Rio Doce/CDU; mas chegue cedo, pois a partir das 6h da manhã é lotado de universitários.
Voltando nesse mesmo ônibus pode passar direto e ir para o bairro de Rio Doce (Olinda), e na integração deste bairro pegue Rio Doce/Dois Irmãos, e volte para o nosso ponto inicial, sem pagar nada. Em Campo Grande, pode-se pegar qualquer coletivo da empresa Caxangá, que levará você ao o centro do Recife, especificamente até à Avenida Dantas Barreto ou Guararapes.
Ao longo da história do bairro várias vias públicas de acesso foram ganhando importância; como a Estrada de Belém, considerada o caminho mais antigo de ferro que ligava Salgadinho até o bairro da Soledade e também à Avenida Agamenon Magalhães, principal via que liga também Olinda e Recife.
Segundo dados da prefeitura do Recife, Campo Grande possui uma área de aproximadamente 2,3 km², com densidade demográfica de pouco mais de 13 hab/km², ou seja, é um bairro populoso que gera enorme circulação pelas ruas do lugar. “O nosso bairro é bem próximo ao centro da cidade” afirma Sr. Luiz Paulo morador do bairro há 28 anos, que cita a distância do bairro até o marco zero do Recife, cerca de 3 km, um dos mais próximos realmente.
Campo grande faz parte da RPA 2-Norte, nomenclatura da prefeitura para organização dos bairros, que subdivide as regiões da cidade. Com essa estrutura fazem parte também os bairros: Arruda, Campina do Barreto, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos (uma parte), Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão.
Só em Campo Grande encontramos um total de seis comunidades: chié, capilé, saramandaia, vila da prata, ilha de joaneiro, padre vilesman que apresentam os problemas de quem mora no local, tanto que as prioridades eleitas na última plenária do orçamento participativo 2001/2007, trataram da pavimentação e drenagem de algumas ruas, construção de postos de saúde, área de lazer e saneamento básico.
Assim como qualquer bairro de uma grande cidade, Campo Grande também precisa de cuidados, seus moradores apontam algumas prioridades como: educação, serviços de água encanada e coleta seletiva de lixo. Mas, uma coisa que não se pode reclamar, Campo Grande é um bairro muito bem assistido pelo transporte público e os caminhos próximos ao Shopping ou a Fábrica Tacaruna acabam levando a essa importante parte da cidade do Recife.

Ônibus que trafegam na Estrada de Belém:

Empresa Caxangá



Campo Grande/ Term. Em Sítio Novo;
Jardim Brasil II Est. De Belém;
Jardim Brasil / Joana Bezerra;
Santa Casa;

Sítio Novo/ Avenida Norte
Aguazinha;
Santa Casa / Joana Bezerra;
Jardim Brasil I Est. De Belém
Caixa D`água;
Águas Compridas;
Rio Doce CDU;
Sítio Novo/ Avenida Norte

Empresa Recife Complementar



Afogados/ Campo Grande;

Empresas Cidade Alta



Rio Doce Dois Irmãos;

Nenhum comentário: